sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Famílias ficam isoladas na região - Jornal Notisul



Chuvas

Famílias ficam isoladas na região

As chuvas constantes causaram estragos em todo o estado. No Vale do Itajaí, a situação é bastante crítica.

09 de Setembro de 2011 às 02:30min

Karen Novochadlo
Tubarão

As fortes chuvas dos últimos dias trouxeram prejuízos à região. Em São Ludgero, a comunidade de Nova Estrela está ilhada desde quarta-feira. Cerca de 40 famílias estão isoladas.
O nível do Rio Pinheiro subiu tanto que cobriu uma ponte utilizada pela população. Em janeiro, uma travessia na mesma localidade, um pouco mais alta, foi derrubada pelas chuvas. A prefeitura aguarda que o estado libere R$ 330 mil para fazer os reparos. De acordo com o prefeito em exercício, Claudio Becker, 60 caminhões estão parados. Muitas empresas estão instaladas na comunidade. O excesso de chuvas também prejudica a agricultura, principalmente o plantio de fumo.

Em Braço do Norte, ocorreram dois deslizamentos de terra nos fundos de residências. Uma foi no bairro São Mateus e outra em Bela Vista. Felizmente, ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida. Em Grão-Pará, houve queda de barreiras em algumas estradas do interior, nas comunidades de Ilha Grande e Aiurê. O material já foi removido pela prefeitura.
Em Imbituba, houve alagamentos de várias ruas no bairro Nova Brasília. Nenhuma chegou a ser interditada. Em Jaguaruna, a estrada de acesso ao Balneário Pinheiro está fechada por causa dos problemas nas tubulações. Em Sangão, algumas estradas foram bastante danificadas.

Em Tubarão, a Defesa Civil não precisou realizar nenhum atendimento até ontem à noite. Nenhuma rua foi interditada. Mas foram registrados alagamentos na Estrada Geral da Madre. O prefeito em exercício de Tubarão, Pepê Collaço, se reunirá hoje com o secretário de infraestrutura da prefeitura, Nilton de Campos, para elaborar um plano de emergência para recuperação de ruas. “Vamos colocar esse plano em prática assim que as chuvas pararem, pois sabemos que muitas vias vão necessitar de reparos urgentes”, ressalta.
De acordo com a Defesa Civil, às 20 horas, o Rio Tubarão estava 2,5 metros acima do nível.

Tempo deve melhorar
Hoje, no início da tarde, o tempo deve começar a melhorar na região de Tubarão. Mas estão previstas descargas elétricas pela manhã. Amanhã e domingo, pode até abrir o sol.
Para o restante do estado, as chuvas também não deverão passar do meio-dia. Contudo, é previsto para este período grande volume de água, entre 50 e 80 milímetros. A maré alta também dificulta o escoamento das águas em direção ao mar. Na segunda-feira, uma massa de ar frio e seco deixará o tempo firme com sol no estado. O Notisul já havia antecipado na última semana que a média pluviométrica seria elevada.


Veja a matéria completa no jornal Notisul


www.salveoriodamadre.blogspot.com

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.