sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mobilização promove ações ecológicas - Matéria do Jornal Notisul


Projeto conservar

Mobilização promove ações ecológicas

Neste sábado, serão recolhidos lixos eletrônicos e realizadas caminhadas e pedaladas.
12 de Setembro de 2011 às 23:30min

Karen Novochadlo
Tubarão
 
Uma mobilização no próximo fim de semana será o primeiro passo para implantação de um projeto ousado de ecologia no Clube Tubaronense de Pesca e Esportes Náuticos, na Estrada geral do Campestre, em Tubarão. Sábado, das 9 às 17 horas, uma série de ações ecológicas será promovida, o que incluiu reflorestamento da mata ciliar.  
 
A iniciativa da mobilização partiu da pedagoga Carla de Souza Rosa, das acadêmicas de ciências biológicas Fabíola Claudino Sampaio e de gestão ambiental e agronomia Mylena de Medeiros. E muitas empresas e instituições se comprometeram a ajudar. 
 
A Cidasc apoiou a ação e fez uma análise do solo para indicar as árvores ideais para o reflorestamento. A Oscip Anjos das águas fará mergulhos no Rio Tubarão para retirar lixo. Também haverá o recolhimento de óleo de cozinha, armazenado em garrafas pet.
 
Cada litro de óleo recolhido será revertido na doação de um quilo de alimento para uma comunidade carente. E todo o material arrecadado será entregue a uma escola integrante do programa, que fará a troca por material escolar. 
 
Também serão realizadas oficinas, promovidas pelo Sesc, para ensinar a fazer horta suspensa, bonsai, entre outros. Também serão promovidas a Caminhada e a Pedalada ecológica. “Queremos chamar a atenção da sociedade para esta questão ambiental”, aponta Carla.
 
Ações para este sábado
♦ Doações de mudas;
♦ Coleta de óleo e lixo comum e eletrônico;
♦ Integrantes da Oscip Anjos das águas farão Mergulhos no Rio Tubarão para retirada de lixos;
♦ Exposição de produtos ecológicos;
♦ Distribuição de semestres;
♦ Mostra com oficinas, ensinado a fazer horta suspensa, bonsay, entre outros;
♦ Pedalada ecológica;
♦ Doação de mudas para o reflorestamento; 
♦ Caminhada ecológica com prece;
♦ Presença da brigada comunitária; 
♦ Dentre outras atividades.
 
Projeto Conservar 
O evento deste sábado é apenas uma semente. A intenção do Projeto Conservar é transformar o Clube Tubaronense de Pesca e Esportes Náuticos em um centro de eventos ambientais, educativos e esportivos. Dentre as ideias, estão a instalação de um laboratório vivo, para o estudo da mata ciliar; a promoção de eventos esportivos; a implantação de uma biblioteca e de um grupo de mães. Na área esportiva, o projeto lista a instalação de um campo de bocha, realização de torneios de futebol, vôlei de areia e peteca. 



www.salveoriodamadre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.