segunda-feira, 18 de abril de 2011

Matéria no Notisul - Bombas estão desligadas - DENÚNCIA - RISCO DE DENGUE


Matéria publicada no Jornal Notisul de hoje. Descaso das nossas autoridades com nossa comunidade, o mau cheiro causado pelo baixo fluxo de água

-----------------------------------------------------------------------------------------------


Rio Seco está sem água

Bombas estão desligadas

População de três comunidades sofre com o mau cheiro ocasionado pelo esgoto e com a proliferação de insetos.
16 de Abril de 2011 às 02:54min
Karen Novochadlo
Tubarão

O Rio Seco, em Tubarão, agoniza há anos. E, desde o começo do ano, o trecho que passa pelas comunidades Campestre, Passo do Gado e Andrino não recebe líquido que não seja do esgoto ou da chuva. As bombas, que injetam água do Rio Tubarão no local, estão desligadas há pelo menos três meses.

Os moradores das comunidades da região sofrem com o mau cheiro e a proliferação dos insetos. O líder do movimento Salve o Rio da Madre, Leonildo da Silva, é dos que lutam para salvar o rio. “Parte do esgoto da margem direita é desaguada ali. Precisamos de um projeto para salvar este lugar”, ressalta Leonildo.

As bombas são mantidas através de uma parceria da Associação dos Rizicultores do Rio Seco e com a prefeitura. A associação arca com a contratação de funcionários e com a manutenção das bombas. Já a prefeitura, proprietária dos aparelhos, paga os custos provenientes do consumo de energia elétrica.

De acordo com o presidente da associação, Gilberto Nunes Teodoro, as bombas estão desligadas porque a entrada de água está entupida. As chuvas do início do ano levaram terra para o local e só com o trabalho de retroescavadeira será possível fazer a limpeza. Isso se não forem necessários trabalhos de draga. Na segunda ou terça-feira, uma escavadeira da prefeitura iniciará a limpeza.

Construções irregulares: relatório não foi entregue

A ocupação irregular nas margens do rio da Madre, em Tubarão, ainda é estudada pelo Ministério Público (MP). O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar ainda não entregou um relatório, que indicará onde estão as construções.

A prefeitura de Tubarão já entregou ao comitê todas as fotografias aéreas que dispõem do Rio da Madre, para a elaboração do material. A partir do relatório, o MP decidirá quais serão as próximas ações. Cada caso será estudado individualmente. Portanto, não há como afirmar, neste momento, quantas são as moradias irregulares e quais precisarão ser demolidas.

Também não há data para o término do relatório. O promotor Sandro de Araújo estuda a questão deste o ano passado. Algumas audiências públicas já foram realizadas para avaliar a situação. Várias construções comerciais e residenciais estão instaladas muito próximas ao rio, em Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Em alguns trechos, parte do manancial é aterrada para a construção de pontes. Existem aproximadamente 19 passagens irregulares ao longo do rio. Além de atrapalhar o fluxo da água, estas pontes transformam-se em represas nos períodos de chuva intensa ou cheia.
A questão do rio da Madre será avaliada, na próxima semana, pelo secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura, Celso Meneghel.


www.salveoriodamadre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.