sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pontes irregulares na mira do MP


Conforme já citado por várias vezes em nosso blog as pontes irregulares trata-se de um sério problema na região, os estudo preliminares tiveram a nossa participação [ clique aqui para ver ]. Três reuniões já foram feitas visando a concretização de um projeto, porém vamos precisar de ações mais consistentes para a regularização.

O foco, além das pontes também deve estar voltado para as construções irregulares que estão se tornando um outro sério problema, talvez,que talvez exija ainda mais atenção do que as pontes.



Matéria publicada no Notisul de ontem:

Rio Seco

Pontes irregulares na mira do MP

O desafio é efetuar um levantamento de dados para dimensionar a real situação da região da Madre.

08 de Fevereiro de 2011 às 02:32min

Karen Novochadlo
Tubarão

A situação das pontes irregulares no Rio Seco, em Tubarão, e a construção das casas em áreas de preservação ambiental (APP) pautaram uma audiência realizada no Ministério Público, ontem. O objetivo é coletar dados para dimensionar o problema.

É a segunda audiência sobre o assunto realizada pelo promotor Sandro de Araújo. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado. Desta vez, foram convocados representantes da prefeitura e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar.
Por enquanto, nenhuma ação foi tomada, até porque é preciso, antes, analisar como está no local e delimitar quais construções estão irregulares. Dados estes que a prefeitura não dispõe.

Também foram abordadas quais seriam as melhores medidas a serem tomadas quanto as pontes irregulares, feitas pelos próprios moradores. Eles aterram trechos do manancial e fixam tábuas em cima. Além de atrapalhar o fluxo do rio, estas passagens transformam-se em represas nos períodos de chuva intensa ou cheia.
Existem aproximadamente 19 pontes nestas condições ao longo do rio. Uma das alternativas expostas foi a construção de passagens regulares. Nesta quinta-feira haverá uma nova reunião, onde a prefeitura e o comitê entregarão dados sobre o Rio Tubarão.

www.salveoriodamadre.blogspot.com

2 comentários:

  1. Muitos turistas usam este trajeto para acesso às praias de Laguna. Não são somente os moradores que sofrem com este caos! Eu já morei muitos anos neste bairro e um dos motivos da minha mudança foi este problema. Conheço alguns moradores que se mudaram para a região urbana da cidade também pelo mesmo motivo. É uma região produtora, de criação de gado, laticínios e de arroz. É uma desconsideração da Prefeitura de Tubarão que deveria investir mais nesta região. Os próprios moradores deveriam deixar as diferenças e rixas para se unirem, lutar e também contribuir com a preservação do Rio da Madre. Eles mesmos destroem o rio despejando todo tipo de lixo e esgoto, ao invés de buscar uma solução para tratar o esgoto, pois para o lixo já há coleta feita, apesar de não atender de forma abrangente (incluindo a parte de Laguna, que é esquecida por este município bem como toda região antes da balsa).
    No período das eleições é todo aquele glamour, os políticos se transformam, os moradores esquecem os reais problemas aceitando "suborno" dos candidatos atrevidos. Faltam estadistas e revolucionários na política, como antigamente existiam. É a falta de uma educação de qualidade, e falando nisso, o que foi feito do Grupo Escolar Júlio Boppre?

    ResponderExcluir
  2. Olá Moisés!

    Realmente precisamos educar nossos filhos e netos para tentar inverter a situação.

    Sobre o colégio, eu já havia comentado com o já falecido José Santos Nunes e o mesmo havia falado que seria feito algo para voltar a funcionar o colégio. Precisamos cobrar em breve com a Secretária Rosimere para verificação do andamento desta situação!


    Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.