O rio abaixo foi dragado pelo ex morador da região Sr. Julio Boppre em meados do século XIX, a obra ainda perfura até hoje mostrando a eficiência do trabalho, mesmo naquela época já havia preocupações com a situação dos níveis dos rios.
Na foto abaixo, a esquerda o Rio dragado do Valo do Amorin e a direita o Rio dragado pelo Sr. Julio Boppre. A água da Lagoa da Manteiga recebia agua do Rio Tubarão enviado por um canal da localizado na Madre. Em condições normais a Lagoa da Manteiga tem fluxo para o Rio do Amorim que por sua vez após o encontro com o Rio dragado pelo Sr. Júlio Boppre desembocam no Rio Congonhas e termina o ciclo na Lagoa da Garopaba.
Para que não hajam cheias na região é extremamente importante que as passagens estejam abertas e limpas para que não haja o acumulo de ainda mais sujeira degradando o ecossitema da região.
Crédito das fotos - http://twitter.com/#!/labucaneira
Sr. Vilmar Garcia, que reside ma madre que fez um abaixo assinado para reabrir o que falta do Rio do Valo do Amorim, para que o fluxo contínuo de água seja melhorado diminuindo assim o nível do Rio Tubarão em épocas de grandes cheias. Esta situação poderia até mesmo interferir em uma possível abertura da Barra do Camacho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.