segunda-feira, 26 de março de 2012

Vereadores discutem sobre o Dia Mundial da Água

Nesta quinta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. Para dar detalhes sobre o tema “Água e Segurança Alimentar”, os vereadores convidaram para participar da Sessão, o Ambientalista Leonildo da Silva. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o consumo e preservação deste matrimônio natural.
        De acordo com o assunto abordado, aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras polares, restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
        O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, pois detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas).
        Segundo Leonildo, nossa atenção também deve estar voltada ao salvamento do Rio da Madre, assim como a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. “Precisamos chamar a atenção para a necessidade de preservar a água e os rios da região”, declarou.
        Na oportunidade, os vereadores chamaram à tribuna um dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Rafael Marques, iniciou falando da sua preocupação com a preservação do nosso rio. “A Falta de rede de tratamento de esgoto, desmatamento e assoreamento são os principais problemas que afetam os mananciais da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. Uma das questões mais agravantes é o esgoto”, declarou.
        Para Rafael, mesmo com os problemas de assoreamento e esgoto, os afluentes da Bacia têm uma chance. Mas isso depende de investimentos, conscientização e, principalmente, ações práticas.
        Após os debates, os vereadores agradeceram a presença dos visitantes e fizeram a entrega do certificado de participação.

Saiba como a água é distribuída em nosso planeta

- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

Possíveis atitudes para reduzir o desperdício de água: - Aproveitar as águas da chuva, armazenando-as de maneira correta;
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
- Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água;
- Acabar com o pinga pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;
- Reduzir o consumo doméstico de água potável;
- Não contaminar os cursos d’água;
- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);
- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;
- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.
Todas essas mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.

Momento de reflexão

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e, segundo a ANA, é destinado a um momento de reflexão, análise de ações e iniciativas voltada para a preservação e uso racional da água, preservando sobretudo a sua qualidade.







www.salveoriodamadre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.