TUBARÃO – Duas placas, instaladas na Madre e no Passo do Gado, chamam a atenção da comunidade para uma das prioridades do governo do Estado na região: a revitalização do Rio da Madre. Durante as audiências do Plano PluriAnual (PPA), o projeto e a execução das obras que permitirão a revitalização do rio foram escolhidos como prioridades. O PPA entra em vigência em 1º de janeiro de 2012, com validade até 31 de dezembro de 2015. Uma obra só pode ser incluída no orçamento se estiver no PPA.
“A ideia é tornar público para a comunidade que o governo do Estado se comprometeu com a revitalização do Rio da Madre. As duas placas têm um contador de dias e passaremos a fazer esta contagem a partir de janeiro de 2012. O traçado do Rio da Madre era o antigo Rio Tubarão, antes da retificação, obra realizada no fim da década de 1970, como prevenção às enchentes. O Rio da Madre, também chamado de Rio Seco, foi abandonado, e estamos na luta para que as autoridades façam alguma coisa”, afirma o ambientalista Leonildo da Silva.
Segundo Leonildo, há alguns meses o presidente da Fatma, Murilo Flores, se comprometeu a apoiar um projeto para a revitalização. “Agora tem que ser definido quem irá fazer o projeto. Se o governo do Estado vai licitar para que uma empresa elabore o projeto, se será a Fatma, Cidasc ou pela Faepesul. Sei que há outras pessoas com interesse em participar da elaboração do projeto, como os integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica. Isso tem de que ser definido, porque depois ainda terá que se buscar os recursos para a execução”, observa Leonildo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.