sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Situação Rio Tubarão - Margens na região Madre / Campos Verdes



A margem do Rio Tubarão, entre a Madre e Campos Verdes ( Laguna ), Estrada Leopoldo A. Barbosa está sendo tomada pelas águas, pois a região foi desmatada após a dragagem da enchente de 1974 e não feito o reflorestamento. A preocupação maior foi com a construção da estrada e a proteção da mesma com simples cercas de arame.





Os proprietários destas localidades impedem o trabalho com máquinas devido a colocação de cercas nestes locais, se a Lei protege o Rio, por que acontecem situações como esta!

O trabalho que está sendo feito para impedir a ação do Rio sobre a estrada com a colocação de um "molhe" está sendo bem executado. Ainda não está concluído, mas esperamos que esteja em breve trazendo mais segurança para os usuários que utilizam a mesma. Precisamos de ações como está para aumentar o turismo na região.





www.salveoriodamadre.blogspot.com

3 comentários:

  1. Com relação a frase "Os proprietários destas localidades impedem o trabalho com máquinas devido a colocação de cercas nestes locais, se a Lei protege o Rio, por que acontecem situações como esta!" Gostaria de saber qual trabalho com máquinas que seria feito? Minha família já teve propriedade nesse local e impediamos o trabalho com máquinas para abertura de sargetas pelo fato desses serviços abrirem buracos enormes na rampa, a estrada ficou abandonada vários anos, intransitável com qualquer chuva, em vez de a prefeitura pagar uma pessoa para abrir pequenas valetas para escoamento da água, ela mandava máquinas que prejudicavam a estrutura da rampa de contenção que uma vez abertos esses buracos colocavam em risco toda a comunidade. Com relação ás cercas e desmatamento falta competência das autoridades para fazerem valer a lei, com programas de reflorestamento e multa no caso de descumprimento da lei. Deve-se ter mais cuidado com os comentários, principalmente ouvindo ambos os lados para saber o que realmente acontece.

    ResponderExcluir
  2. Olá Victor!

    Obrigado pelo comentário no blog! Sejam bem vindo!

    Os trabalhos com máquina seriam realizados com maior facilidade. A rua que tinha a anos atrás cerca de 8 mts de largura, hoje em certos pontos não transitam dois carros.

    Existem locais em que a estrada foi tomada por cercas de forma irregular. As áreas não podem ser cercadas, isto está na lei.

    Antes da lei, vem a moral, se a lei não é cumprida o primeiro erro é de quem não as cumpre. Concordo que deveria ter maior cobrança das autoridades para fazer valer a lei. Uma coisa não justifica a outra.

    Vejo ambos os lados, estou aberto para maiores questionamentos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Comentei que se deve ver ambos os lados porque o citado não representa o que realmente acontece no local, as cercas estão irregulares, mas se não fossem as mesmas a rampa de contenção estaria num nível muito abaixo do que está hoje. Com relação as margens foi conselho do próprio DNOS na época de não reflorestar, pois as margens servem para escoamento das águas das enchentes que transbordam o rio, uma vez cobertas por vegetação impediriam a passagem dessas águas inundando a comunidade da madre, fato que já quase ocorre mesmo sem vegetação. Não basta conhecer um pouco da realidade, só quem vive lá pode afirmar o que realmente acontece. Me sinto até ofendido quando vejo um comentário desse, pois além de morador da madre sou Eng. Agrônomo e trabalho no Meio Ambiente, procurando minimizar ao máximo os impactos ambientais, o que foi dito não representa a situação, primeiramente deve-se ouvir quem mora lá, também tem que fazer um estudo ambiental, com diagnóstico técnico para identificação dos problemas, para depois sim afirmar alguma coisa com convicção.

    Só aproveitando queria elogiar o trabalho que é feito, as iniciativas são importantes, desculpe o "desabafo".

    Estou aberto a dúvidas e questionamentos.

    Att,

    Victor Boppré

    99811529
    victorboppre5@hotamil.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.